Acesso à informação
Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria dos Transportes

Página inicial » Imprensa e mídia » Notícias

Programa de Educação Ambiental do Porto realiza entrega de Kits às escolas

O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) realizou, na tarde desta quinta-feira (31), a entrega dos kits do projeto “Se essas águas falassem” para as escolas municipais e estaduais.

2011-03-31

Programa de Educação Ambiental do Porto realiza entrega de Kits às escolas O objetivo do projeto é envolver os professores na reflexão acerca das questões socioambientais locais e globais e na produção de materiais educativo-informativos.

O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) realizou, na tarde desta quinta-feira (31), no Centro de Formação Escola Viva, a entrega dos kits do projeto “Se essas águas falassem” para as escolas municipais e estaduais. 

Na entrega dos kits, estavam presentes as escolas, a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), a equipe do ProEA-PRG, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros (Cperg) do Ibama e os professores que atuaram na produção do material.  

Após a explanação de integrantes do ProEA-PRG sobre a metodologia do projeto, duas professoras derem o seu depoimento sobre sua experiência. “É bastante engrandecedor ter participado do programa e ter conhecido tantas coisas que eu nem imaginava. Somos agentes multiplicadores na sala de aula”, avaliou a professora Patrícia Guimarães. 

A professora Jane Degani também falou sobre sua satisfação de ter integrado o projeto. “Foi muito bom, rendeu muitas ações boas não só para mim, mas para toda a comunidade onde trabalho”, afirmou, relatando os projetos desenvolvidos a partir de sua participação no ProEA-PRG. Em seguida, duas alunas da escola Prof. Carlos Loréa Pinto leram uma poesia feita sobre a temática das águas com o trabalho da professora Sizeli David. 

Para finalizar, a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Margareth Badejo dos Santos, ressaltou que a questão ambiental não é apenas uma condicionante, mas uma prioridade para a Superintendência do Porto do Rio Grande. 

O projeto
O objetivo do projeto é envolver os professores na reflexão acerca das questões socioambientais locais e globais e na produção de materiais educativo-informativos que os auxiliem na abordagem destes temas em sala de aula. Por isso, a cada ano é realizado um curso de formação com uma carga horária de 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas. Esse curso já ocorre há três anos com aproximadamente 30 professores por turma. É realizado, em média, um encontro por mês.

Após o término do curso, ocorre a fase da Educomunicação, que consiste na produção do material. Este material entregue consiste no trabalho realizado pela primeira turma do curso e inclui cartaz, folder e CD. A nova turma do processo de Educomunicação deve iniciar as atividades no dia 14 de abril e irá tratar de uma nova temática.

Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social 
Porto do Rio Grande 

Últimas notícias

Busca

Governo do Estado do RS

Últimas notícias

movimentação portuária - Rio Grande


movimentação portuária - Porto Alegre


movimentação portuária - Pelotas



Porto do Rio Grande
Av. Honório Bicalho, S/N - CP 198 - Rio Grande - RS - Brasil, CEP: 96201-020
Fone: (53) 3231-1366

Porto de Porto Alegre
Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS - Brasil, CEP: 90010-110
Fone: (51) 3288-9200 / 3288-9208

Porto de Pelotas
R. Benjamin Constant, 215 - Centro - Pelotas - RS - Brasil, CEP: 96010-020
Fone: (53) 3278-7272

Porto de Estrela
Av Augusto Frederico Markus, 565 - Indústrias - Estrela - RS - Brasil, CEP: 95880-000
Fone: (51) 3712-1700