Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul

SEINFRA- Secretaria de infraestrutura e Logística

página inicial » Imprensa e mídia » Notícias

Porto do Rio Grande sedia operação de união do casco com o convés da P-55

O Porto do Rio Grande está sediando uma operação inédita no que se refere à construção da plataforma de petróleo P-55, no Estaleiro Rio Grande 1. Trata-se da união do casco com o convés da plataforma, denominada tecnicamente de mating.

2012-07-05

Porto do Rio Grande sedia operação de união do casco com o convés da P-55

O Porto do Rio Grande está sediando uma operação inédita no que se refere à construção da plataforma de petróleo P-55, no Estaleiro Rio Grande 1. Trata-se da união do casco com o convés da plataforma, denominada tecnicamente de "mating".

Nesta quinta-feira (05), teve início o processo de içamento do convés (chamado de deckbox), que possui 17 mil toneladas e deve atingir uma altura de 47,2 metros em relação ao fundo do dique. O casco da plataforma, que é quadrado com 94,3 metros de lado e aproximadamente 42 metros de altura, está dentro do dique do Estaleiro ERG1 desde a última segunda-feira (02), após uma operação que durou cerca de seis horas.

Para a entrada do casco, o dique seco foi inundado e o porta batel foi deslocado. Seis rebocadores participaram desta operação. Com a conclusão do ingresso do casco, posicionado em frente ao convés, o porta batel foi novamente colocado e o dique esvaziado até a metade, ficando com 7 metros de água. O encaixe das estruturas corresponderá ao posicionamento do casco embaixo do convés. A operação de mating deve ser finalizada nesta sexta-feira (06).

O diretor técnico da Superintendência do Porto do Rio Grande, Luiz Laurino, destacou a importância do processo. "Esta operação representa a continuidade do crescimento da indústria naval brasileira, que demonstra sua capacidade de transpor desafios como o ineditismo das operações da P-55, no qual o Porto do Rio Grande está plenamente adequado para sediar", avaliou.

A P-55 será a maior plataforma semissubmersível do Brasil. Com fabricação genuinamente brasileira, a plataforma tem o casco fabricado em Pernambuco. O investimento é de US$ 1,65 bilhão. A previsão é de que a plataforma deixe o Porto do Rio Grande, em 2013, rumo a Campo de Roncador, na Bacia de Campos.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

Últimas notícias

Busca

Governo do Estado do RS

Últimas notícias

movimentação portuária

Movimentação Portuária
movimentação portuária
Superintendência do Porto de Rio Grande
Av. Honório Bicalho, S/N - CP 198 - Rio Grande - RS - Brasil
Fone: (53) 3231-1366