Acesso à informação
Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria dos Transportes

Página inicial » Imprensa e mídia » Notícias

Porto do Rio Grande realiza simulação de acidentes ambientais

O simulado de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico em terra e outro de óleo na água. A Ecosorb, que é a empresa contratada pela SUPRG para atender às emergências relacionadas a vazamento de óleo, comandou o treinamento.

2012-07-04

Porto do Rio Grande realiza simulação de acidentes ambientais

O Porto do Rio Grande realizou, na tarde desta terça-feira (3), o 2º Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI), no Porto Novo. O simulado de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico em terra e outro de óleo na água. A Ecosorb, que é a empresa contratada pela Superintendência do Porto do Rio Grande para atender às emergências relacionadas a vazamento de óleo, comandou o treinamento. 

Durante o simulado foram avaliados todos os procedimentos de comunicação entre as diversas equipes do Porto e as táticas de atendimento à emergência com vazamentos de produtos no meio ambiente. Para o treinamento foram realizados dois tipos de acidentes, um vazamento de "ácido oleum" e outro com "bunker".
Inicialmente, foi feita uma inspeção e o isolamento da área. Depois, a equipe de emergência efetuou a identificação do produto químico causador do acidente, assim como a descontaminação do local e dos agentes envolvidos e a destinação correta do produto. 

O segundo treinamento contou com esferas e barras de isopor para simular o óleo na superfície da água sem causar danos ao meio ambiente. Os mesmos procedimentos iniciais foram tomados  e os órgãos ambientais foram comunicados. A equipe de emergência lançou na água barreiras de contenção e barreiras de absorção. Entretanto, o simulado foi suspenso por motivos de segurança devido à necessidade de deslocamento dos rebocadores que estavam no local. No caso de uma situação real, a embarcação envolvida, mesmo que de forma indireta, precisaria permanecer no local para evitar a dispersão do óleo. 

Conforme a coordenação de emergência, o exercício não foi finalizado, mas cumpriu com a função para o qual foi proposto que é acionar a estrutura disponível no porto. Para a Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da SUPRG, Margareth Badejo dos Santos, o treinamento foi proveitoso. “Fizemos uma avaliação positiva porque conseguimos acionar a Estrutura Organizacional de Resposta do porto. Procuramos estar preparados atuando bastante no campo da prevenção e pretendemos com isso aumentar a agilidade do atendimento”, afirmou Margareth. 

Segundo a Diretora de Serviços de Prontidão da Ecosorb, Maria Tereza R. Massini, o objetivo principal deste simulado foi fazer a integração da estrutura do porto que deve ser acionada em casos de emergência. “A resposta foi satisfatória. Agora o próximo simulado completo deve ocorrer no ano que vem, mas simulados menores serão realizados a cada três meses”, explicou.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

Últimas notícias

Busca

Governo do Estado do RS

Últimas notícias

movimentação portuária - Rio Grande


movimentação portuária - Porto Alegre


movimentação portuária - Pelotas



Porto do Rio Grande
Av. Honório Bicalho, S/N - CP 198 - Rio Grande - RS - Brasil, CEP: 96201-020
Fone: (53) 3231-1366

Porto de Porto Alegre
Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS - Brasil, CEP: 90010-110
Fone: (51) 3288-9200 / 3288-9208

Porto de Pelotas
R. Benjamin Constant, 215 - Centro - Pelotas - RS - Brasil, CEP: 96010-020
Fone: (53) 3278-7272

Porto de Estrela
Av Augusto Frederico Markus, 565 - Indústrias - Estrela - RS - Brasil, CEP: 95880-000
Fone: (51) 3712-1700