Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul

SEINFRA- Secretaria de infraestrutura e Logística

página inicial » Imprensa e mídia » Notícias

Porto do Rio Grande realiza simulação de acidentes ambientais

O simulado de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico em terra e outro de óleo na água. A Ecosorb, que é a empresa contratada pela SUPRG para atender às emergências relacionadas a vazamento de óleo, comandou o treinamento.

2012-07-04

Porto do Rio Grande realiza simulação de acidentes ambientais

O Porto do Rio Grande realizou, na tarde desta terça-feira (3), o 2º Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI), no Porto Novo. O simulado de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico em terra e outro de óleo na água. A Ecosorb, que é a empresa contratada pela Superintendência do Porto do Rio Grande para atender às emergências relacionadas a vazamento de óleo, comandou o treinamento. 

Durante o simulado foram avaliados todos os procedimentos de comunicação entre as diversas equipes do Porto e as táticas de atendimento à emergência com vazamentos de produtos no meio ambiente. Para o treinamento foram realizados dois tipos de acidentes, um vazamento de "ácido oleum" e outro com "bunker".
Inicialmente, foi feita uma inspeção e o isolamento da área. Depois, a equipe de emergência efetuou a identificação do produto químico causador do acidente, assim como a descontaminação do local e dos agentes envolvidos e a destinação correta do produto. 

O segundo treinamento contou com esferas e barras de isopor para simular o óleo na superfície da água sem causar danos ao meio ambiente. Os mesmos procedimentos iniciais foram tomados  e os órgãos ambientais foram comunicados. A equipe de emergência lançou na água barreiras de contenção e barreiras de absorção. Entretanto, o simulado foi suspenso por motivos de segurança devido à necessidade de deslocamento dos rebocadores que estavam no local. No caso de uma situação real, a embarcação envolvida, mesmo que de forma indireta, precisaria permanecer no local para evitar a dispersão do óleo. 

Conforme a coordenação de emergência, o exercício não foi finalizado, mas cumpriu com a função para o qual foi proposto que é acionar a estrutura disponível no porto. Para a Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da SUPRG, Margareth Badejo dos Santos, o treinamento foi proveitoso. “Fizemos uma avaliação positiva porque conseguimos acionar a Estrutura Organizacional de Resposta do porto. Procuramos estar preparados atuando bastante no campo da prevenção e pretendemos com isso aumentar a agilidade do atendimento”, afirmou Margareth. 

Segundo a Diretora de Serviços de Prontidão da Ecosorb, Maria Tereza R. Massini, o objetivo principal deste simulado foi fazer a integração da estrutura do porto que deve ser acionada em casos de emergência. “A resposta foi satisfatória. Agora o próximo simulado completo deve ocorrer no ano que vem, mas simulados menores serão realizados a cada três meses”, explicou.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

Últimas notícias

Busca

Governo do Estado do RS

Últimas notícias

movimentação portuária

Movimentação Portuária
movimentação portuária
Superintendência do Porto de Rio Grande
Av. Honório Bicalho, S/N - CP 198 - Rio Grande - RS - Brasil
Fone: (53) 3231-1366