Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul

SEINFRA- Secretaria de infraestrutura e Logística

página inicial » Imprensa e mídia » Notícias

Maior conteineiro registrado no país esteve no Porto do Rio Grande

O maior navio porta-contêiner já registrado em águas brasileiras, o Cosco Vietnam, esteve nesta sexta-feira (17), no Porto do Rio Grande. Vindo de Montevideo, no Uruguai, o navio atracou às 2h40min, no Tecon Rio Grande, no Superporto.

2012-02-17

Maior conteineiro registrado no país esteve no Porto do Rio Grande

O maior navio porta-contêiner já registrado em águas brasileiras, o Cosco Vietnam, esteve nesta sexta-feira (17), no Porto do Rio Grande. Vindo de Montevideo, no Uruguai, o navio atracou às 2h40min, no Tecon Rio Grande, no Superporto. A operação de embarque e desembarque de aproximadamente 700 contêineres com diversas mercadorias teve início às 3h15min. A desatracação do conteineiro foi realizada às 17h12min. 

O conteineiro tem 334m de comprimento linear, 42,8 de boca (largura máxima), calado de 14,5 m em máxima carga e capacidade de armazenamento de 8.208 TEU. O navio com bandeira de Hong Kong agora parte para Itapoá (SC), Paranaguá (SC), Santos (SP) e depois para Cingapura.

Segundo o Diretor técnico do porto, Luiz Laurino, entre os pontos que permitem a entrada de navios deste porte estão o aumento de calado e o aumento das bacias de evolução (as larguras dos canais que permitem fazer as manobras dos navios). 

O Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, falou sobre esta operação singular no porto gaúcho. “Cada vez mais o Porto Organizado do Rio Grande prepara sua infraestrutura para receber navios com a mesma capacidade do Cosco Vietnam. A qualificação da infraestrutura dos nossos terminais nos dá certeza de que operações como essa poderão vir a ser uma rotina no porto”, avaliou.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG 

Últimas notícias

Busca

Governo do Estado do RS

Últimas notícias

movimentação portuária


Superintendência do Porto de Rio Grande
Av. Honório Bicalho, S/N - CP 198 - Rio Grande - RS - Brasil
Fone: (53) 3231-1366